Pesquisar este blog

18/05/2011

Histórias sobre Festa de São Benedito, Congadas e Caiapós

Conversa do “Mestre Bucha” com os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira).


A Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira recebeu no dia 03 de maio de 2011 a visita do Embaixador de Congo do Terno de Congo São Benedito, “Mestre Bucha”, como é conhecido, para fazer uma palestra sobre a Congada, para os alunos do 4º e 5º anos. O objetivo da palestra é a coleta de materiais para a realização do Projeto Cultura Popular 2011, uma realização das Bibliotecas Públicas Municipais de Poços de Caldas em parceria com algumas Escolas Municipais.

Foi feita uma explanação sobre a evolução da congada em Poços de Caldas, vestimentas e sobre o preconceito sofrido pelos escravos e índios na época, o que ocasionou uma união maior entre eles.
Uma das curiosidades das crianças é a respeito da participação da “Bugrinha” nos grupos de Caiapós.  Segundo o Mestre Bucha a bugrinha representa o “Curumim” (criança indígena) que era retirada de sua tribo pelos brancos para ajudar nos trabalhos domésticos. Ele aproveitou para ensinar o bailado dos congos e dos caiapós para os alunos.
No final da palestra ele deixou para a Biblioteca Professor Júlio Bonazzi material para pesquisa como: fotos e textos, o que poderá ser usado pela comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário